Há alguns anos, a busca por melhores oportunidades de trabalho e vantagens na busca por emprego fez com que o interesse por cursos de pós-graduação aumentasse drasticamente (Dados: PNPG/Capes, pgs. 66 -78). De um lado, é clara a procura por melhor qualificação e aquisição de conhecimento. As universidades - os grandes celeiros da Ciência no Brasil - absorveram uma enorme parte desse público e formam a cada dia novos mestres e doutores. Por outro lado, a criação de novas vagas dentro do ambiente acadêmico e científico não acompanha o crescente número desses profissionais de excelente currículo. Para se destacar neste meio quase saturado, é preciso mostrar um diferencial melhor que um título.

Buscar uma postura pró-ativa e empreendedora é uma das soluções. Em anos de estudo e pesquisa, os alunos de pós-graduação acumulam um conhecimento instintivamente voltado à publicação, raramente voltado para a geração de produtos e serviços que beneficiariam tanto o estudante quanto a instituição onde está inserido. De fato, são tais publicações que sustentam os cursos e a pesquisa. Contudo, temos em nossos laboratórios as mentes mais criativas e em suas mãos, ferramentas e a infraestrutura para desenvolver ideias inovadoras.

Cada vez mais a Ciência tem demonstrado que, além de gerar conhecimentos básicos e contribuir para a educação, é capaz de produzir ideias que resultam em produtos e tecnologias. A importância da inovação e do empreendedorismo na Ciência pode ser observada não apenas pelo aumento do interesse pelo assunto por parte do público geral, mas também pelo grande incentivo que governos e empresas privadas têm dado para cientistas empreendedores.

O ENAPEBI deste ano tem como tema "A Ciência além da bancada: o desafio da inovação", onde serão discutidos os avanços do Brasil na área de empreendedorismo científico, bem como os "caminhos" que o empreendedor deve seguir para implementar seu projeto e exemplos de cientistas bem-sucedidos na área de inovação.

Venha aprender e se inspirar!


"I find out what the world needs, then I proceed to invent."

- Thomas Edison


"If I had asked the public what they wanted, they would have said a faster horse"

- Henry Ford.